http://img89.imageshack.us/img89/2180/armamento.gif

BLOG'S DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DICAS E REGRAS DE ARMAMENTO, MUNIÇÃO, MANUTENÇÃO E ACESSÓRIOS


Antes de usar sua arma, procure conhecer as principais dicas  eregras de armamento, munição, manutenção e acessórios. Eis algumas delas:
1 – Nunca, em qualquer hipótese, aponte uma arma, carregada ou não, para qualquer pessoa ou objeto que você não deseje atingir.
2 – Trate sempre todas as armas como se estivessem carregadas.
3 – Conheça perfeitamente o funcionamento de sua arma.
4 – Mantenha o dedo fora do gatilho até que as miras estejam no alvo.
5 – Certifique-se de que sua arma está descarregado antes de limpá-lo.
6 – Mantenha sua arma em lugar de fácil acesso somente para você.
7 – Guarde sua arma em local seguro, evitando o acesso de outras pessoas.
8 – Nunca puxe o gatilho para testar sua arma antes de verificar se a mesma está descarregada. Descarregue-a em lugar seguro.
9 – Ao praticar o tiro, certifique-se que pessoas ou animais não possam ser atingidos no caso de você errar o alvo(verifique a área atrás do alvo) e, caso falhe o tiro, mantenha o cano apontado para um lugar seguro durante trinta segundos, pois pode ocorrer um retardo de ignição da espoleta. Caso você sinta um recuo deferente do normal, precisa da mesma forma.
10 – Carregue e descarregue sua arma com o cano apontado para um lugar seguro.
11 – Evite atirar em superfície rígidas ou liquidas  pois, conforme o ângulo de incidência poderá haver um ricochete.
12 – Ao alcançar uma arma ou recebê-la, faça-o com ela aberta (tambor aberto).
13 – Nunca atire para cima em  locais com aglomerações de pessoas. O projétil retorna para baixo com a mesma potencialidade e se atingir na cabeça de alguém, esse alguém morre.
14 – Ao alcançar uma arma ou ao recebê-la, faça-o com ela aberta (tambor aberto)
15 – Use somente a munição, evitando munições recarregadas, velhas e com alteração no estojo ou projétil.
16 – Procure sempre atirar em dupla ação.
17 – Ao atirar, coloque o pé direito a frente e o direito atrás e nunca em posição de sentido.
18 – o continuado disparo em seco é prejudicial para a sua arma.
19 – Em caso de suspeita de obstrução do cano, imediatamente descarregue a arma. Só então verifique o interior do cano.
20 – Carregue sempre sua arma de maneira segura, ou seja, no coldre apropriado. Nunca se desloque com ela engatilhada, pois a pressão necessária para o disparo é muito menor do que quando o cão está na posição normal de repouso.
21 – Para sua própria segurança nunca ande com sua arma totalmente carregada. Ou seja, o revólver de seis tiros, coloque apenas cinco. Assim você está evitando, se porventura, a mesma venha cair e ao tocar no solo, ocorra o disparo, atingindo alguém.
22 – Evite consertos caseiros. Sempre que necessário, dirija-se à Assistência Técnica Autorizada.
23 – Caso você tenha um conhecimento profissional adequado, não tente amaciar o gatilho de sua arma. Isso pode ocasionar falha no mecanismo de percussão.
24 – Não fique exibindo sua arma, mesmo que você seja um policial militar. Exibir arma fica a cargo de bandido.
26 – Revólveres podem apresentar escamento de gases e resíduos lateralmente ao tambor, próximo ao cano. Evite que pessoas permaneçam na sua proximidade durante o tiro.
27 – Em caso de queda da arma, verifique se o cano não está obstruído e se não houve danos ao mecanismo antes de voltar a atirar.
PREPARANDO-SE PARA ATIRAR
28 – Use sempre óculos de proteção e protetores auriculares quando for praticar tiro.
29 -  Evite que pessoas ao seu redor. Permaneçam sem esses equipamentos de proteção. A lesão do nervo auditivo é irreversível
30 –Use sempre munição apropriada, evitando o uso de munições recarregadas. Problemas surgidos na arma pelo uso de munições recarregadas eliminam a garantia.
31 – Esteja alerta ao atirar, observando atentamente o som do disparo. Ao perceber anormalidade no estimulo, pare imediatamente de atirar, descarregue a arma e verifique se o cano não está obstruído.
32 – Caso o projétil tenha ficado dentro do cano. Não tente tirá-lo disparando outro tiro. Isso ocasionará excessiva pressão interna no cano causando seu colapso, podendo deformar a armação e ocasionando possíveis danos pessoas.
33 – Aponte o cano para uma direção segura.
34 – Abra o tambor empurrando o botão serrilhado em direção ao cano e com a outra mão pressione o tambor no sentido anti-horário. Para maior segurança, os dedos médio e anular devem envolver o tambor
35 – Com o cano dirigido para uma área segura, coloque os cartuchos no tambor (procure uma área segura, de maneira que o cano de arma fique voltado para baixo, num ângulo de mais ou menos 45 graus). Isto facilitará a colocação dos cartuchos nas câmaras do tambor.
36 – Feche o tambor e certifique-se que está bem fechado.
37 – O tambor do revólver, quando acionado o gatilho, gira no sentido anti-horário
MOMENTO DO DISPARO
38 - Já tendo toado todas as precauções de segurança quanto ao local do tiro e equipamento de proteção individual, chegou o momento do disparo.
39 – Mantenha o cano da arma apontado para o alvo e o dedo fora do gatilho até o momento em que você esteja certo do ponto que deseja atingir.
40 – Em tiro de defesa procure atirar sempre em dupla ação e com dupla empunhadura, ou seja, sem engatilhar a arma, empurrando-a com as duas mãos.
41 – Pressione o gatilho mantendo as miras no alvo. A habilidade no tiro vem com a prática.
42 – Após terminar de atirar, abra o tambor do revólver da mesma maneira que você fez para municiá-lo. Vire o cano para cima de maneira que fique perpendicular ao solo e pressione a vareta do extrator até o final do seu curso. Através do exame visual certifique-se que foram ejetados todos os cartuchos
DESENGATILHANDO O REVÓLVER
43 – Considerando o cão engatilhado
44 – Com o polegar da mão que está empunhando à arma, puxe o cão para trás, matendo o dedo fora do gatilho
44 – Mantendo o cão puxado para trás, coloque o dedo no gatilho e pressione-o até o final de seu curso. Imediatamente, leve suavemente o cão à frente enquanto libera o gatilho.
45 – No momento em que você solta o gatilho a barra de percussão retorna à sua posição de descanso, evitando o disparo. Não solte bruscamente
MANUETEÇÃO
46 – Use somente óleos especiais para armas (encontrado em todas lojas especializadas). Evite qualquer outro tipo de óleo.
47 – Sua arma pode ser limpa e lubrificada sob condições normais de uso, sem a necessidade de desmontá-la.
48 – Nunca faça a limpeza de sua arma com ela municiada
49 – Caso seja necessário desmontá-la, recomendamos que a mesma seja levada a um posto de Assistência.
50 – Após o uso remova todos os resíduos de pólvora do cano e área adjacentes, usando uma escova apropriada. Partículas de chumbo aderidas ao cano devem ser removidas usando uma escova de latão embebida com óleo ou removedor de pólvora
51 – Evite excesso de óleo, principalmente se você guarda a arma municiada. O óleo lubrificante possui alto poder de penetração e poderá afetar a munição;
52 – Evite a arma dentro do coldre de couro, pois um contato prolongado pode afetar a munição.
53 – Não mantenha sua arma em contato com materiais que atraiam  umidade ou possuam algum grau de acidez
54 – Os cabos de borracha poderão deformar se submetidos ao contato com óleos e solventes. Portanto, evite tal contato durante a limpeza ou lubrificação de sua arma
FONTE: MANUAL DE ARMAMENTO DA TAURUS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dúvidas em caso de renovação de Registro/Porte de Arma de Fogo


Ultimamente tenho recebido várias ligações de colegas da polícia que estão com o porte/registro de suas armas vencidos ou próximos a vencer.
As dúvidas geralmente são as mesmas em relação a qual o tipo de procedimento a ser realizado. Para dirimí-las, vou dispor dos procedimentos passo-a-passo para a renovação:
1- Fazer parte ao seu comandante solicitando autorização para a renovação do registro/porte da arma;
2- Levar cópia do BG que autoriza a renovação;
3- Cópia do porte/registro vencido ou a vencer;
4- Cópias do RG militar e comprovante de residência;
5- Preencher o formulário do material bélico;
6- Atestado de sanidade mental para os inativos.
OBS: Quem precisar dos modelos de parte de solicitação ao comandante, encaminhamento, e formulário do material bélico, basta mandar um e-mail para tenpmdaniel@gmail.com que serão enviados.
FONTE: BLOG DO PELOTÃO DE MARTINS

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1322 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

ATENÇÃO INTERNAUTAS: ACESSE ESSE LINK

CLUBE DE TIRO DE CAICÓ

CLUBE DE TIRO DE CAICÓ
RIO GRANDE DO NORTE

VOCÊ É A FAVOR OU NÃO DA LIBERAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL?